Identidade e Autonomia

Identidade e Autonomia são os pilares para um ensino pautado no respeito e na construção da criança em sua integralidade “em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”, como prevê a LDB 9394/96. Pensando nisso, o projeto Identidade e Autonomia permeia todas os nossos Ipês (ciclos), seguindo uma ordem dos aspectos necessários para cada faixa etária.

Começamos no Ipê Rosa descobrindo como tudo começou: com a história da família, do nascimento e do primeiro ano de vida da criança. Para materializar essa fase do projeto, construímos um Livro da Vida com as crianças.

Seguimos no Ipê Roxo trazendo, para a escola, as referências dos momentos mais significativos da criança em casa. Nessa etapa, as famílias são convidadas a trazerem uma brincadeira ou atividade para turma, de preferência aquela que sua criança mais gosta.

No Ipê Amarelo é hora de fortalecer os vínculos e, por isso, a turminha toda, a cada semana, visita a casa de um dos amigos. Essa etapa do projeto é muito importante pois reconhecer a sim mesmo perpassa o reconhecimento do outro.

No Ipê Verde, é chegado o momento de reconhecer a ancestralidade, buscar as raízes de cada família. Nesse ciclo, convidamos os avós (ou alguma figura que simbolize a ancestralidade da família) a virem contar para turma sobre sua origem, trabalhando, assim, a diversidade, cultura e origem.

No nosso último ciclo, o Ipê Branco, extrapolamos o núcleo familiar e exploramos o “todo”. Fortificamos a autonomia e percebemos como nossas ações reverberam no mundo. Para isso, nosso foco é a aprendizagem SEE, com o currículo socioemocional e ético.

Com base nesse projeto norteador, outro projetos são trabalhados de maneira transversal, levando nossas crianças à construção do seu eu, de forma afetuosa, autônoma e divertida.

Escola_Ceu_de_Brasilia_Projetos_identidade e autonomia (5)
Escola_Ceu_de_Brasilia_Projetos_identidade e autonomia (6)
Escola_Ceu_de_Brasilia_Projetos_identidade e autonomia (7)
Escola_Ceu_de_Brasilia_Projetos_identidade e autonomia (8)