Sobre O Céu

Aprendizagem Socioemocional e Ética

A educação infantil é o momento perfeito para se criar bases. Essa é a faixa etária das descobertas e das marcas que serão levadas para a vida, pois é durante a primeira infância que consolidamos as estruturas cognitivas, emocionais e corporais para os aprendizados que virão. Muitas vezes, as aprendizagens emocionais, sociais e éticas são negligenciadas e, por isso, cada vez menos temos uma sociedade empática, acolhedora e que saiba lidar com os sentimentos e as emoções.

Aqui no Céu de Brasília, porém, nossa base é a afetividade. Aqui cultivamos o cuidado, a expressão, a escolha, o se colocar no lugar do outro e sentir. Foi percorrendo esse caminho que encontramos nos encontramos com o Programa SEE Learning, da Universidade de Emory, nos EUA.

O SEE Learning (Aprendizagem Socioemocional e Ética) é um programa internacional desenhado para fomentar a aprendizagem social, emocional e ética em todos os níveis da educação básica. Sua elaboração se deu pela colaboração de cientistas, pesquisadores e educadores da Universidade de Emory, que observaram e analisaram uma melhoria considerável não apenas nos resultados acadêmicos, mas de bem-estar nos alunos inseridos no programa.

Nesse sentido, a aprendizagem SEE visa facilitar um “letramento socioemocional e ético” e traz, em seu currículo, três dimensões que abrangem três tipos de conhecimentos e competências: Consciência, Compaixão, Engajamento. Essas três dimensões são abordadas em três domínios: Pessoal, Social e Sistêmico. Para além disso, o currículo traz abordagens positivas para lidar com questões comportamentais, como adquirir resiliência, por exemplo, proporcionando ao aluno a tomada de decisão e o cultivo de um pensamento sistêmico e compassivo. Ele possibilita perceber as individualidades e dar suporte para lidar consigo e com o outro, promovendo, assim, cidadãos justos, empáticos e compassivos.

Foi imergindo nesse currículo que tivemos a certeza de que ele era a complementação perfeita para o que acreditamos enquanto instituição de ensino. E, assim, estabelecemos um laço de amor com essa abordagem que fará parte do nosso currículo a partir de 2020.

O currículo do SEE Learning será implementado nos nossos Ipês Verde e Branco, faixa etária sugerida para o início da aplicação do mesmo. Porém, utilizaremos algumas atividades de forma adaptada para nossos Ipês Rosa, Roxo e Amarelo.

A escola Céu de Brasília é a única escola do DF (e uma das únicas do Brasil) que conseguiu formalizar a parceria com a Universidade de Emory para ter seus educadores formados pelos próprios desenvolvedores do currículo. Então, se você acredita em um ensino empático, compassivo, colaborativo, respeitoso e que valoriza a infância, conheça nossa filosofia e esse programa incrível!

Para saber mais sobre o SEE Learning, entre em: https://seelearning.emory.edu/

©2023 Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Cara Preta.