Sobre O Céu

Educação Inclusiva

Inclusão em sua definição no dicionário refere-se ao ato de incluir. Tendo a escola como uma instituição social por excelência e pensando na definição da inclusão […] é indispensável construir uma escola inclusiva, pluralista, em que a diversidade seja concebida como um valor humano e reconhecida como um valor educativo que preencha as aulas e se manifeste através das diferenças étnicas, religiosas, linguísticas, cognitivas, sociais, culturais, subjetivas etc., existentes em todo grupo escolar. (BORSANI, 2014)

A inclusão escolar tem início na educação infantil, onde se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global. Nessa etapa, o lúdico, o acesso às formas diferenciadas de comunicação, a riqueza de estímulos nos aspectos físicos, emocionais, cognitivos, psicomotores e sociais e a convivência com as diferenças favorecem as relações interpessoais, o respeito e a valorização da criança. (PNEE/PEI, 2008, p. 16)

Partindo desses conceitos devemos pensar na construção de uma cultura inclusiva, que não esteja pautada em uma educação de tolerância a diferença, mas sim reconhecendo a diversidade como um traço primordial de grande valor educativo. Valorizando as diversas formas de aprender e tendo como base um currículo “[…]adaptável e passível de revisão segundo as circunstâncias, priorizando que existem tantas formas de aprender como alunos (BORSANI, 2014)”.

Somos uma escola que valoriza o tempo e o espaço da criança, respeitando seus limites e proporcionando suporte para seu desenvolvimento. Tendo em vista as nossas bases filosóficas, não é possível não pensar em inclusão. Cada criança no Céu de Brasília é vista como um ser único e sua individualidade deve ser respeitada, suas potencialidades afloradas e seus desafios acolhidos. Sendo assim, é preciso manter um olhar atento que observa, auxilia e agrega ao desenvolvimento de cada criança. Trabalhamos em conjunto com a família, terapeutas e adequamos as atividades para todas as crianças que necessitem de algum suporte, independente de diagnóstico.

A inclusão vai além de se estar inserido em um espaço, se refere a se sentir parte dele.

Temos um espaço escolar que nos permite um olhar individualizado para cada criança, devido ao número reduzido de educandos por sala, um espaço com acessibilidade estrutural e material e profissionais dispostos a aprender a cada desafio que se apresente.