Matrículas Abertas
A tabela de valores e outras informações você consegue por meio dos nosso Whatsapp
Aumentando o repertório alimentar desde a infância
Nos primeiros anos de vida da criança, suas papilas gustativas estão em desenvolvimento, então é nesse momento em que a família, os educadores e a educadora nutricional infantil têm a grande oportunidade de trabalhar a sensibilidade dessa criança. Por isso, na Céu de Brasília os pequenos conhecem os alimentos por meio das abordagens e recursos lúdicos de Educação Alimentar e Nutricional elaboradas e desenvolvidas por nutricionista.
Desde cedo, a criança deve ser ensinada sobre a relação entre comida e o poder nutricional que os alimentos exercem sobre o seu corpo. E é por meio do contato diário com uma alimentação saudável e variada na Céu de Brasília que as crianças têm a oportunidade de ampliar o paladar tornando-se menos seletivas, promovendo hábitos alimentares saudáveis ao longo de suas vidas.
Entendendo que a alimentação é um ato aprendido, trabalhamos atividades de Educação Alimentar e Nutricional onde o alimento é apresentado de forma lúdica, leve e prazerosa, incentivando a autonomia, despertando a curiosidade e sempre respeitando o “tempo e o espaço” de cada criança. Nestas atividades a criança tem a oportunidade de vivenciar diferentes experiências sensoriais com os alimentos observando as cores e formatos, sentindo a temperatura, a textura, o cheiro e o sabor, sentindo–se assim mais confortáveis e motivadas em experimentar e aceitar diferentes alimentos, tornando–se menos seletivas e promovendo hábitos alimentares saudáveis ao longo de suas vidas.
Como a alimentação também é um aspecto comportamental a ser trabalhado desde cedo, não se pode desconsiderar o poder do exemplo. Por isso, nutricionista e educadores também são estimulados a interagirem com o alimento da mesma forma que a criança.
Por fim, destacasse que a ideia das atividades nutricionais é que o comer é a última etapa do processo proporcionando desenvolvimento, superação e conquistas, obtendo excelentes resultados.
Outra forma de aproximação da criança com os alimentos é trabalhar a horticultura. É uma oportunidade de conhecer o alimento em si e sua origem, tudo bem fresquinho, cheiroso e gostoso.
Nesta atividade as crianças aprendem a preparar o espaço de plantio, a plantar, a cuidar e a colher, e em meio a esse processo podemos citar vários benefícios como:
Para completar o aprendizado temos a compostagem com minhocas, onde descartamos restos de alimentos e de onde obtemos o fertilizante e o adubo para a nossa horta, assim fechando um ciclo totalmente sustentável.
Ao final das atividades as famílias recebem um resumo com fotos.
A tabela de valores e outras informações você consegue por meio dos nosso Whatsapp