Educação Ambiental

Quando somos convidados a lembrar de nossas melhores recordações da infância, quase sempre nos vêm à mente os quintais, as árvores, animaizinhos companheiros, brincadeiras e aventuras em espaços amplos e ricos em natureza. Isso porque nosso corpo – e nosso inconsciente – é e está ligado a todos os elementos naturais.
Assim como temos essas lembranças e a consciência de que nossas experiências na infância foram fatores importantes na construção de quem somos hoje, queremos proporcionar às nossas crianças do Céu de Brasília momentos de grande interação com a vida e ciclos naturais, através da exploração de vários elementos  reais da natureza como terra, sementes, minhocas, alimentos, água, vento… sempre lembrando que, nós somos representantes fiéis da Natureza.
Nós queremos aproveitar o sentimento nato de amor à natureza presente em cada criança e desenvolver a biofilia, o sentimento de pertencimento, o encantamento, as noções de rede dos sistemas vivos e ainda a paciência e contemplação dos processos e ciclos naturais, por meio de momentos de imersão em atividades ecopedagógicas em contato direto com a natureza.
Estar em contato direto com a natureza estimula todos os sentidos, proporciona um aprendizado mais ativo e explorador, favorece os vínculos sociais, inspira momentos de concentração, reduz a violência, além de contribuir para a conservação dos recursos naturais através do desenvolvimento de uma consciência ecológica.
Andressa Coelho – Cientista e Educadora Ambiental.